O principal recurso da economia de Andorra é o turismo, estimulado pela construção de estações de esqui. Além disso são também importantes a exportação de energia elétrica e as atividades financeiras. Este país possui o menor desemprego do mundo em percentagem (menos de 0,01%).
O Turismo é o principal recurso da economia andorrana, equivalendo a aproximadamente 80% de seu PIB. Cerca de nove milhões de turistas visitam Andorra anualmente, atraídos não só pelas estações de esqui, resortes de inverno e verão mas também pelo status de paraíso fiscal. Atualmente, as vantagens comparativas de preços em Andorra em relação aos seus países vizinhos caíram consideravelmente, já que as economias de França e Espanha se abriram para o mercado, podendo assim receber mais produtos e baixar suas tarifas. Com uns 270 hotéis e 400 restaurantes, bem como numerosas lojas, o turismo emprega a uma parte crescente da força trabalhista nacional.
O setor bancário, por meio das vantagens fiscais, também contribui substancialmente na economia do país. A produção agrícola é bem limitada, uma vez que somente 2% de suas terras são aráveis e por isso quase todos os alimentos precisam ser importados. Existe também uma pequena produção de tabaco e também a criação de ovelhas domésticas. Em termos de produção, pode-se destacar a produção de móveis e cigarros. Os recursos naturais de Andorra incluem energia hidroelétrica, água mineral, madeira, minério de ferro e chumbo.
Andorra não é um membro pleno da União Europeia, mas usufrui de uma relação especial com ela, como por exemplo ser tratada como membro na troca de produtos manufaturados (sem tarifas) e como não-membro na troca de produtos agropecuários. O principado não possui moeda própria e por isso usa as moedas das nações vizinhas. Até 1999, elas eram o Franco francês e a Peseta espanhola, mas foram substituídas por uma única, a moeda da União Europeia, o Euro.Para produtos manufaturados, Andorra participa da união alfandegária da União Européia, mas é tratado como não-membro para produtos agrícolas.
Agricultura:tabaco, batata. bovinos, ovinos, eqüinos.
Indústria: tabaco (cigarro e charuto), têxtil, couro, madeireira, alimentícia
Principais parceiros comerciais: Espanha, FrançaPIB per capita (paridade pelo poder de compra): US$ 26.800 (2003)
PIB (paridade pelo poder de compra): 1,9 bilhões de dolares (estimado 2003)
Taxa de crescimento do PIB: 2 % (2003, estimado).Divisão por setores: Primário: 1% Secundário: 20% Terciário: 79%
Balança do Estado: -Entradas: 36.267 milhões de pesetas
-Saídas: 38.280 milhões de pesetas
Sem comentários:
Enviar um comentário