Bem-vindos

Andorra é um país europeu localizado num enclave nos Pirenéus entre o nordeste de Espanha e o sudoeste de França. A língua oficial do principado é catalão . Tem como sistema politico um co-principado parlamentar. A sua capital é Andorra la vella. Se queres saber mais sobre este Pais entra e explora o blog.

Gastronomia

A gastronomia de Andorra é uma cozinha tradicional e de montanha é rica, variada e de qualidade. Outros produtos típicos de Andorra são os cereais, legumes, milho, frutas como maçãs, marmelos e bagas, bem como as amêndoas .Tratando-se de um povoado de picos, onde abundaram as espécies favoritas da caça como o cervo, o sarro, o esquilo e o coelho, grande parte dos pratos característicos têm como fonte principal a carne de algum destes animais. Por outro lado, as escassas mas abundantes matas que possui o país, garante-lhe uma boa dotação de ovelhas das que se derivam pratos à base de vitela, em tanto que o porco é outra fonte bastante recorrida. Por outro lado, a riqueza de seus rios e lagos tem na truta um bom expoente da andorra sendo muito utilizada na cozinha da área.Não podemos esquecer produtos como queijo e presunto, muito boa qualidade.
 A gastronomia de Andorra é uma mistura das cozinhas espanhola e francesa, que fornecem suas tradições culinárias a esta cozinha. Cozinha espanhola, catalã, traz sabores, cheiros e texturas fortes e salgados, enquanto a França, especialmente Provence, é a fonte de algumas das iguarias de Andorra.


Como entrada, é aconselhável uma escudella, que não é outra coisa que um cozido de legumes propícios com o sabor do principado. As lentilhas e o arroz, cozidos de diversas maneiras e combinados geralmente com carnes ou frutos do mar, são outra opção que vale a pena provar. Por outro lado, os caracóis "a llauna" constituem uma gostosa refinada que contrastam com sua própria simplicidade. Alguns caldos similares ao cozido espanhol gozam de boa reputação e são também um bom princípio, mas existe também a possibilidade de encantar-se pelas saladas e massas italianas cozidas à catalã, ou inclusive uma deliciosa paella com acento pirenaico.

Entre os pratos principais que mais destacam estão as rostes ao mel, espécie de fatias de porco refogadas em mel e vinagre que adquirem um sabor agridoce e uma textura maravilhosamente suave que as converte em um prato muito popular. As costelas na pedra, costelas de cordeiro fritas em gordura de porco, temperada com alho, sobre uma pedra aquecida no fogo, constituem outra mostra mais desta gastronomia. As cotoletas de boi / vitela assada à brasa são habituais e seguras, pois seu sabor não se altera com muitos condimentos. O cabrito no forno é outro prato típico que convém provar, assim como o porco, preparado no forno, onde adquire um delicioso sabor. O cuscuz, o cassulet e o civet de veado e de javali, são pratos muito andorranos que destacam por seu sabor, carnes e apresentação.

A perdiz à vinagrenta é a favorita entre os pratos à base de aves. Tem um sabor ligeiramente ácido que se combina muito bem com a suavidade da carne. Não pode-se abandonar Andorra sem ter provado este prato. O pato é também outra ave muito popular e o encontrará combinado com setas, legumes, porco, coelho com algumas frutas, como é o caso do pato com cerejas e pinhões.

O coelho é outro dos elementos dos que usam a gastronomia andorrana. O encontrará assado no forno e acompanhado de cogumelos ou legumes, ou bem cozidas de outras formas. Um dos rasgos mais característicos desta cozinha é a mistura de dois tipos de carne e  nele o coelho é um dos favoritos por sua suavidade e nobreza. Pode-se encontrar combinado com o porco, boi ou pato.

Com relação a peixes, a cozinha do principado tem agradáveis e deliciosas surpresas. A truta, o principal produto pesqueiro do território, se apresenta no forno, assada, em caldos, combinada com verduras e especiarias, banhada por champanhe, vinho, com salsas ao estilo francês ou simplesmente frita. Pode pedir uma truta à andorrana ou também uma truta à molinera, formas muito típicas de faze-la. Outro dos peixes mais utilizados é o bacalhau, que apesar de ser produto de mar, se consome bastante. Sua preparação varia tanto como no caso da truta, destacando o gratinado com ameijoas e o assado com pimentos. O salmão, o choco e a "merluza" são outras fontes dos pratos do lugar e que se cozinham de diferentes maneiras que vão desde o mais simples até à mistura com vinho e verduras exóticas. Se seu gosto e seu orçamento lhe permite, a "lubina" e o caviar também têm um lugar nesta terra onde uma extensa gama de restaurantes atendem aos mais variados paladares.

Por sua parte, os frutos do mar, apesar de não serem característicos do lugar, também estão presentes neste pequeno país pirenaico. Em muitos restaurantes encontrará brochetas de mariscos, coquetel, cigalas, mariscos e camarão, preparadas de maneira sempre original. Por último, o polvo à feira é um prato amplamente reconhecido em algumas parroquias andorranas.

No relativo as sobremesas, a variedade é igualmente imensa. Abundam a mousse, de diversos sabores e os crepes doces. Como contrapartida, de herança ibérica, lhe aconselhamos que prove as rabanadas, pão banhado em mel e nata (torrijas) . A coca catalã se transforma em Andorra na coca masegada, deliciosa massa sem levedura feita com farinha de trigo, ovos, sal, açúcar, moscatel e aguardente. A pastelaria é igualmente maravilhosa, colocando empenho na combinação de sabores doces e ácidos. São peculiares a torta de limão, a de maçã e algumas tortas de chocolate. Os damascos são outras sobremesas que lhe cativará. Trata-se da pele seca do pêssego, fervida com vinho e açúcar, o que lhe da um sabor suave e atrativo e que, ao combinar-se com a textura do pêssego, se convertem em um verdadeiro prazer ao paladar. E si de frutas se trata, as saladas de frutos secos, combinadas com alguns molhos ou cremes, resultam algo muito da zona, além de ser muito refrescantes. Por sua parte, as maçãs assadas, que muitas vezes acompanham a pratos como o pato ou o coelho, costumam ser uma boa escolha.

Bebidas

Os vinhos não são característicos da região, lógico que em território tão alto não caberia a possibilidade do cultivo da videira. Ainda assim, é possível encontrar vinhos das melhores marcas e qualidades na maior parte dos restaurantes do principado, principalmente espanhóis e franceses. A cerveja, por sua parte, também encontra-se com facilidade para acompanhar algumas delicias gastronômicas.


Algumas Receitas

Truta a la Andorrana
Ingredientes:
  • Truta de río
  • farinha
  • 2 fatias de presunto gordo
  • Banha ou azeite
  • Sal
  • Pimenta










Civet de Javali

ingredientes:                    

javali
cebolas
aipo
cenouras
brandy
bacon
vinagre
vinho tinto
amêndoas
bolinhos
Chocolate sem leite
alho
oregãos
tomilho

 Cravo
 louro
noz-moscada
pimenta
óleo
sal
















Coca masagada


ingredientes:
ovos
farinha
anis
açúcar
leite
aguardente
Preparação:
Pôr sal na truta e passá-la por farinha. Fritá-la com um pouco de Banha ou azeite numa frigideira.
Já frita , deve pô-la num prato.Na mesma frigideira , fritar o presunto –não muito- e depois ponha-o acima da truta e sirva-a.




Preparação:

Corte em pedaços o Javali e ponha-o numa panela de barro com sal, pimenta, alho, cebola picada, cenoura, aipo, louro, cravo, orégano, tomilho, noz-moscada, conhaque, um pouco de vinagre e uma colher de óleo e cubra tudo com vinho tinto.
Deixe repousar pelo menos 12 horas. Deixe o javali bem escorrido e frite  numa panela com óleo. Ao mesmo tempo, coloque para ferver em uma panela todos os ingredientes da marinada até que as cenouras estejam cozidas.
Coloque tudo e ponha-o numa panela com o javali. Ao mesmo tempo, frite os pedaços de bacon e cebola no azeite em que cozinhou o javali, junte-os ao Javali e cozinhe em fogo lento , coberta com um prato de água.
Quando quase estiver cozido, adicione um picadinho feito com alho, amêndoas, chocolate e biscoitos. Mexa bem, verifique se está bem de sal e depois de 30 minutos,  pode servir-se.
 Você também pode adicionar nozes ou batatas de acordo com o gosto de cada um. Se o javali é bem feito, você tem que colocar as cebolas mais para neutralizar a resistência da carne.  







preparação:
Misture e mexa todos os ingredientes: torne a massa muito grossa, como  a massa de pão, amasse a massa sem deixar de trabalha-la e não deixe amolecer.
Quando a massa está feita, corte em pedaços, redondos e aplane-os um pouco com o rolo, faça riscas acima em quadrados e firme, com uma agulha pique a massa para não inchar.
Tenha em mente que quanto mais farinha que você tem, geralmente melhor fica.
  Algumas pessoas, em vez de água, põe leite e outras não põem anis. Há aqueles que, antes de cozinhá-las, esfregam-nas com um pouco de óleo e, em seguida, polvilham um pouco de açúcar.


Fonte: Portal São Francisco
           www.andorra.ad : Outras Receitas

Sem comentários:

Enviar um comentário